Introdução:
Quando realizamos uma pesquisa básica na internet acerca da importância de se ter um Plano de Vida e Carreira a primeira coisa que observamos, passadas as primeiras páginas é que existe uma distinção entre a criação de um plano de vida e um plano de carreira. Stanford, Berkley, Harvard Business Review e mesmo Master Class oferecem cursos sobre como montar de modo efetivo um plano de carreira ou um plano de vida, demonstrando que consideram ambos os tópicos importantes. Entretanto não encontrei em nenhum local a junção entre vida e carreira.
A pesquisa em português nos gera um sucesso maior, mas ainda assim o exemplo em maior conformidade em relação ao espírito e essência do Plano de Vida e Carreira – PVC, é citado de forma magistral por Norberto Odebrecht, que informa que um ser humano, senhor do seu próprio destino é pautado e alimentado por desafio e norteado por um plano de vida e carreira.
Este entendimento nos leva à verificação de que um Plano de Vida e Carreira é um elemento essencial para o crescimento pessoal e profissional. É, em suma, o roteiro para o sucesso, permitindo que os indivíduos delineiem seus objetivos e vivam, por conseguinte, uma vida com propósito.
Neste ensaio, explorarei a importância de ter um Plano de Vida e Carreira, sobre como ele contribui tanto o seu crescimento pessoal e profissional como o de pessoas com quem se relaciona. Mais importante neste momento, do que dizer-lhe o que e como fazer, é sensibilizar a você leitor da importância de criar um, para que possa viver uma vida proveitosa, livre e enriquecedora.
Benefícios de um Plano de Vida e Carreira:
Os seres humanos que optam por criar um Plano de Vida e Carreira – PVC, na verdade ao invés de buscarem engessar a sua própria vida, atuam, para obter mais liberdade. Um PVC permite que as pessoas assumam o controle de sua vida, tornando-se agentes do seu próprio destino, justamente por possibilitar que priorizem suas aspirações e ajam para realizá-las. A importância de ter um PVC não pode ser exagerada, pois fornece direção, clareza e propósito.
Clareza e foco: Um Plano de Vida e Carreira fornece um senso claro de direção e propósito. A primeira coisa que uma pessoa que constrói um PVC precisa fazer é criar uma Visão de Futuro, um norte para a sua vida, estabelecendo de modo claro e detalhado quem você quer ser e o que deseja estar fazendo em um determinado período de tempo.
Uma Visão de Futuro não deve ser construída em cima de desejos materiais, tornando-se uma lista de coisas que se quer ter e sim pautada por quem você quer ser e o que estar fazendo. Sim repetimos a mesma frase, porém este entendimento é deveras importante. Posses e aparências não são importantes, Objetivos Intangíveis acompanhado por Tangíveis sim. Toda Visão de Futuro só pode ser materializada por Objetivos Intangíveis e Tangíveis e estes por Resultados Estruturantes.
Ter todos estes pontos definidos e estruturados permite que nos concentremos naquilo que importa pois passamos a ter uma noção do que é essencial e do que não é. Armados por este conhecimento poderemos alocar dois de nossos recursos mais importantes, tempo e energia de modo consciente e construtivo.
Com um plano em vigor, podemos priorizar nosso tempo, energia e recursos proveniente do correto investimento de ambospara as atividades que se alinham com nossos valores e aspirações. Portanto o PVC ajuda a eliminar distrações, reduzir o estresse e aumentar a produtividade.
Crescimento e desenvolvimento pessoal: Um Plano de Vida e Carreira incentiva pessoas a identificar seus pontos fortes, fracos, interesses e valores. Isso permite que reflitam sobre suas experiências passadas e aspirações futuras, ajudando-os(as) a identificar áreas para crescimento e desenvolvimento. Por meio do processo de planejamento, podemos então definir metas realistas e tomar medidas acionáveis para alcançá-las. Esse processo de autorreflexão e estabelecimento de metas promove o crescimento e o desenvolvimento pessoal.
Avanço na carreira: Um Plano de Vida e Carreira é fundamental para que possamos avançar em nossa carreira. Ele fornece um roteiro que nos permite navegar por meio a diversas decisões que povoam o nosso dia a dia, desde de impedir que procrastinemos, como a identificar oportunidades de emprego e recolocação que devem ser ponderadas ou descartadas; quando, onde e como adquirir novas habilidades e qualificações e nos apoiar a construir contatos qualitativos com potenciais empregadores e pessoas que venham a nos influenciar positivamente. Com um plano em vigor, e objetivos de carreira identificados o que nos resta é tomar as medidas necessárias para alcançá-los.
Quanto mais trabalhamos para alcançar os nossos objetivos, maior a nossa capacidade de transferir, com destreza cada vez maior, as habilidades obtidas na resolução de problemas em nossos planos pessoais e profissionais para demandas da empresa para qual trabalhamos.
Aqui não devemos ser específicos em nosso entendimento. O que estamos falando é na capacidade de resolução de problemas e na identificação de oportunidades. Quando entendemos o mecanismo pelo qual realizamos essas duas funções, podemos adapta-las a qualquer área de nossa vida.
Estabilidade financeira: Um Plano de Vida e Carreira também pode contribuir para a estabilidade financeira. Ao estabelecermos metas e identificarmos oportunidades de avanço e crescimento na carreira, aumentamos o nosso potencial de ganhos e garantimos nosso futuro financeiro. Ademais, com um PVC contendo um orçamento acompanhado de um controle de prazos para cada resultado, somos levados a tomar continuamente decisões educadas e comedidas em relação ao nosso consumo pessoal.
Deste modo terminamos por ser levados a construir um orçamento e controle de custos e investimentos, o que nos permite alocar os nossos recursos não apenas para a construção de melhores oportunidades, mas também nos permitindo criar a capacidade de não ceder a impulsos momentâneos em prol de benefícios melhores.
Por exemplo, ao diminuirmos a quantidade de dinheiro a ser despendido em lazer imediato em prol de objetivos futuros, nos permitimos, não apenas a consecução antecipada dos mesmos, mas também um retorno a ser investido e oportunidades de lazer mais interessantes como viagens assim que o nosso objetivo for conquistado.
Melhor tomada de decisão: Um Plano de Vida e Carreira pode ajudar os indivíduos a tomar melhores decisões, fornecendo uma estrutura para avaliar as opções e pesar os prós e contras de cada uma. Ele permite que os indivíduos considerem suas metas e objetivos de longo prazo, bem como o impacto de suas decisões em suas vidas pessoais e profissionais.
Desafios para se Criar e Seguir um Plano de Vida e Carreira:
Resistência à mudança: Desenvolver e seguir um Plano de Vida e Carreira exige que saiamos de nossa zona de conforto e abracemos a mudança e a incerteza. Pode ser desafiador abandonar velhos hábitos, crenças e maneiras de fazer as coisas e adotar novos que se alinhem com nossos objetivos e aspirações.
Em muitos casos pode envolver abandonos de padrões antigos que são contraproducentes enquanto buscamos desenvolver novas habilidades. Entretanto mesmo essa dificuldade possui um lado positivo, pois nos ensina a nos adaptar enquanto desenvolvemos força de vontade.
Medo do fracasso: A falta de confiança, simbolizada pelo medo do fracasso também pode ser uma barreira que nos impede de criar e executar um Plano de Vida e Carreira. Pessoas tendem a hesitar em estabelecer metas ambiciosas ou assumir riscos por medo de não ter sucesso ou serem criticados por outros.
Devemos ter sempre em mente duas coisas. Nosso PVC é um documento pessoal e, portanto, não precisamos alardeá-lo a todas as pessoas. Quanto mais o mantemos em sigilo e nos dedicamos a ele, menos os fracassos nos incomodam e menos nos deixamos importunar pela opinião de terceiros. Isso não significa que não devamos nos consultar com pessoas que consideramos importantes ou doutas, em relação a temas específicos de nosso Plano de Vida e Carreira. O que digo é que este não é uma obra de literatura a ser distribuída às pessoas que conhecemos.
Recursos limitados: Recursos limitados, como tempo, energia, dinheiro e apoio, também podem tornar-se obstáculos que nos desmotivem de criar e seguir um Plano de Vida e Carreira. Pode ser um desafio equilibrar as demandas conflitantes, como trabalho, família e vida pessoal, enquanto perseguimos os próprios objetivos e aspirações.
Entretanto, conforme mencionamos anteriormente, quanto maiores e mais diversos forem os obstáculos com os quais deparamos em nossa jornada para a materialização e nossa Visão de Futuro, maiores as nossas oportunidades para desenvolvermos a nossa capacidade de solução de problemas assim como a nossa resiliência.
Assim sendo, conforme delineamos neste pequeno ensaio, no momento em que tomamos a decisão de construir a nossa vida, isso nos força a uma série de desafios que vão desde ter a maturidade de visualizar o futuro que desejamos construir assim como a capacidade de determinarmos como construir tal futuro.
Além disso, os contínuos obstáculos internos e externos que continuamente enfrentaremos terão o poder de nos derrubar ou serão a própria força motriz que nos permitirá crescer continuamente.