Qual é a importância do autoconhecimento no processo de recolocação?

|

Por:

A dificuldade em se posicionar de maneira clara para os selecionadores e para o mercado de trabalho ainda afeta muitos profissionais que estão em busca de recolocação. É necessário saber se “vender” de maneira estratégica para o mercado como um todo, além daquele nicho de atuação no qual sempre trabalhou.

Ao se apresentar profissionalmente, não se limite em informar apenas o cargo que ocupa ou ocupava, ao menos que perguntem. Confira essas cinco dicas para se preparar e se apresentar para uma nova oportunidade de trabalho:

1. Tenha de forma clara qual a sua área de atuação (financeira, marketing, produção, etc.).


2. Se informe sobre as tendências da sua área e analise o que você tem de competências relevantes para oferecer a esse mercado.


3. Mapeie as pessoas de referência dessa área e busque entender como elas se posicionam no mercado.


4. Avalie as entregas e resultados já alcançados em sua carreira, para poder informar no momento da entrevista.


5. Escreva um breve resumo sobre seu conhecimento de mercado. O ideal é que seu posicionamento seja claro para qualquer pessoa.

Se você não souber transmitir o seu valor profissional, ninguém terá clareza dele e menos oportunidades aparecerão. Prepare-se para “se vender” com exatidão, numa entrevista ou num bate-papo com conhecidos. Dessa forma, aumentam as possibilidades das pessoas se lembrarem de você quando tiverem ou souberem de vagas com o seu perfil.

Texto inspirado no bate papo entre o Milton BeckMilton Beck – Diretor Geral do LinkedIn para a América Latina e Aline Sousa – Cofundadora e Head Gente e Gestão da Pes&Go: (17) Publicação | LinkedIn

Continue Lendo

Fique informado, receba a nossa Newsletter

Este campo é necessário